A deputada Lohanna (PV) participou do anúncio de R$ 36 milhões em investimentos em Ciência e Tecnologia mineira pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) na manhã desta segunda-feira (04/09). O anúncio ocorreu durante reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A audiência pública tratou a importância da ciência, inovação e neoindustrialização, além do papel da Finep nesse campo. A financiadora é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os recursos têm como objetivo financiar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, para promover o desenvolvimento econômico e social do país. Serão beneficiados os Parques Tecnológicos da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Lavras e da Universidade Federal de Viçosa.
No triênio de 2023 a 2025 serão investidos R$ 12,7 bilhões em Ciência no país, de acordo com o presidente da Finep, Celso Pansera. “A Ciência de fato está voltando com muito peso. Lula é um operário que entende a importância da estrutura científica brasileira”, explicou.
A deputada Lohanna defendeu a diversidade entre as universidades estaduais e federais no Estado e pediu ao Finep um “cuidado e apoio” de acordo com suas demandas. “A gente voltou a reconstruir a tecnologia e a Ciência no país, com uma forma atenta, para que a gente tenha de fato uma perspectiva de investir nos pontos certos, onde realmente precisa e inclusive a longo prazo. Esse investimento é fundamental inclusive para o arranque econômico”, destacou.
Participaram da Audiência o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Paulo Sérgio Lacerda Beirão; o CEO do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), Marco Aurélio Crocco Afonso; o Diretor-Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida; a reitora da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFSJ, André de Oliveira Baldoni, acadêmicos, professores e profissionais da área de Ciência e Tecnologia.