A escolha da inclusão do dia 7 de agosto, como o Dia Municipal de Mobilização pelo Fim da Violência contra a mulher, deu-se se ao fato da Campanha Agosto Lilás e de relembrar que no mesmo dia, é dia da Lei Maria da Penha, que ficou paraplégica com a violência doméstica e tanto luta para que nenhuma mulher passe por isso. A lei é reconhecida pela ONU como a 3 melhor lei do mundo no combate à violência doméstica.
- Ao menos 648 mulheres foram assassinadas no Brasil por motivação relacionada ao gênero no primeiro semestre de 2020;
- Em 90% dos casos, o criminoso é o companheiro ou ex da vítima;
- O racismo também perpassa a violência contra a mulher: no ano passado, 66,6% das vítimas de feminicídio eram negras;
- Especialistas destacaram que a violência doméstica e familiar contra a mulher aumentou, em escala global, durante o período de isolamento social decorrente da pandemia causada pela Covid-19.
Divinópolis não está fora dessa estatística, infelizmente, a violência contra mulher está em todo lugar. Eu acredito que Lilás seja mesmo a cor da cura. Mas não sejamos ingênuos: curar não é de graça, precisamos de políticas públicas que protejam as mulheres.
Devemos reconhecer que essa luta é uma luta diária, e essa lei será importante para redução desses crimes que tiram a vida de milhares de mulheres todos os dias.
Continuem contando comigo!