A deputada Lohanna (PV), homenageou nesta sexta-feira (13/12) em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Academia Mineira de Letras (AML), em comemoração aos 115 anos da instituição.
A Academia Mineira de Letras foi fundada em 25/12/1909, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, por um grupo de intelectuais formado por jornalistas, escritores, professores, profissionais do direito e homens públicos. A instituição transferiu-se para a Capital em 1915. Desde 1987, ocupa o Palacete Borges da Costa, também nomeado Casa de Alphonsus de Guimaraens, na Rua da Bahia, 1.466, no Centro de Belo Horizonte.
De acordo com a deputada, o papel exercido pela AML não se restringe à literatura. “Destaca-se que a relevância da Academia Mineira de Letras se estende além de suas funções como uma sociedade literária, pois trata-se de importante guardiã da memória de Minas Gerais, preservando o legado de grandes nomes da literatura mineira e reconhecendo nossa diversa produção intelectual”, afirma o requerimento.