A Casa Lohanna, gabinete da deputada Lohanna (PV), sediará na segunda-feira (03/07) um evento sobre o combate à discriminação racial. O evento, realizado em parceria com o Mundi (Movimento Unificado Negro de Divinópolis) tem início às 19h e é aberto à toda população.
O encontro, realizado no Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, tem o objetivo de discutir formas e ações para combater o racismo, além de propor políticas públicas contra a discriminação racial.
A deputada Lohanna acredita que com diálogo e proposições é possível construir políticas públicas eficazes e que contribuam para o enfrentamento do racismo estrutural e a discriminação vivenciados pela população negra no Brasil. “O racismo, em grande parte, acontece devido ao esquecimento do que é a história do nosso país, e é essa a importância desse dia, lembrarmos das nossas raízes e ancestralidades, para reforçarmos mais uma vez que a discriminação é inaceitável”, ressaltou.
O presidente do Mundi, Adjanir Silva, destacou a importância do evento em Divinópolis. “Temos visto de um modo geral o crescimento do racismo em escala global, com violência, discriminação, supressão de direitos e assassinatos contra a população negra. No Brasil, a tal propalada democracia racial e o mito da cordialidade nunca passaram de uma falácia, pois a estrutura do Estado é racista e também suas instituições. A Carta Magna diz que todos são detentores de direitos mas, o que vemos é um desrespeito à Constituição. O Estado é usado pra manter o privilégio de uns e a grande maioria da população fica a deriva, sendo que a população negra, pretos e pardos, é a que mais sofre esses efeitos do racismo, e nesse contexto a mulher sofre a maior sobrecarga dessa discriminação. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”, defendeu o presidente do Mundi.
A noite terá apresentações musicais e Batalhas de Rimas, além de uma palestra promovida pela 48ª subseção da OAB em Divinópolis. As inscrições podem ser feitas pelo whatsapp (037) 99186-7994 ou pelo número (37) 3301-3551.