A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, discutiu nessa terça-feira (13/06) a situação da saúde em Divinópolis e os impactos na macrorregião Oeste. A reunião, realizada pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer e de Assuntos Municipais e Regionalização, cobrou principalmente a falta de médicos na cidade e a atualização do Plano Municipal de Saúde.
A Audiência ocorreu a pedido da deputada Lohanna (PV), preocupada com a situação lamentável que a cidade enfrenta na área da saúde. Lohanna destacou que o município está entre os 40 piores desempenhos no atendimento à saúde no Estado. “Duas denúncias nossas foram acatadas pelo Ministério Público: o plágio e a falta de médicos. Sem plano municipal, a secretaria não podia fazer nada, a cidade está refém da vontade do prefeito. O MP também deu 30 dias para a prefeitura fornecer informações de concursos públicos para cargos de médicos, já que mais da metade das vagas previstas em lei estão desocupadas.”
A prefeitura de Divinópolis não apresentou o cronograma para estabelecer o Plano, tampouco se justificou sobre as inúmeras reclamações da população sobre a saúde. Durante a Audiência foram feitos encaminhamentos que ajudarão a esclarecer e melhorar a saúde no município. A Comissão irá oficiar o Conselho Municipal de Saúde (CMS) pedindo a recomposição de quadros de conselheiros para a avaliação do Plano Municipal de Saúde. Também solicitará a ampla divulgação do Plano proposto pelo município para dar transparência à população e a pactuação entre o CMS e a Prefeitura quais são os esforços que estão sendo feitos em 2023 para recompor o quadro de médicos.
A Comissão também solicitará que o Plano de Contingência pactuado com a UPA seja revisto pelo CMS e que o Estado informe o plano de aumento de leitos na região. Também oficiará a Prefeitura com cópia ao CMS todas as demandas apresentadas pelos usuários do SUS na audiência e cobrará o cronograma das obras das novas unidades de saúde de Divinópolis citadas na Audiência.
Participaram da mesa de debates o deputado Dr. Jean Freire (PT), o deputado Eduardo Azevedo (PSC), o deputado Elismar Prado (PROS); o vereador Eduardo Print Júnior; a Diretora-presidente da Fundação Geraldo Corrêa, responsável pelo Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina Guimarães; o Superintendente Regional de Saúde, Júlio Barata; o Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva; o ex-Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Silva; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Guilherme Lacerda; o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Carlos Elias. Também participaram da Audiência lideranças comunitárias, técnicos da saúde, e usuários do SUS.