A deputada Lohanna (PV) homenageará o coletivo Mulheres ALMG. O coletivo tem o propósito de valorizar, reconhecer e defender as mulheres vinculadas à Casa Legislativa.
O coletivo mulheres ALMG surgiu de forma orgânica e espontânea em 2017, no dia 08 de março daquele ano, quando algumas servidoras da Casa que participavam de uma ação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, perceberam a necessidade de se organizar para que pudessem reivindicar demandas comuns, apesar das diferenças de vínculos.
Assim surgiu o movimento que representa servidoras concursadas, de recrutamento amplo, terceirizadas, estagiárias e jovens aprendizes. Com as movimentações, as servidoras perceberam a ausência das mulheres em espaços oficiais e reconhecidos de representação. A partir daí, elas começaram a se mobilizar e conseguiram chegar a espaços importantes.
Desde então, o coletivo tem discutido importantes pautas como o combate ao assédio moral e sexual no ambiente institucional, a saúde dos trabalhadores e a qualidade do ambiente de trabalho das terceirizadas, apresentado em 2023.
Para a deputada, o coletivo realiza um trabalho excepcional de ouvir os servidores e estar à disposição para enfrentar as pautas mais difíceis.