A Assembleia Legislativa de Minas Gerais elegeu nesta quarta-feira (01/03) os líderes dos blocos. A deputada Lohanna (PV) foi eleita vice-líder do Bloco Democracia e Luta, considerado bloco de oposição ao governo Romeu Zema.
Lohanna é a única mulher a integrar a vice-liderança. O líder do bloco é o deputado Ulysses Gomes (PT). Também compõem a vice-liderança os deputados Leleco Pimentel (PT), Lucas Lasmar (Rede) e Celinho Sintrocel (PC do B).
O Bloco Democracia e Luta, conta com 20 parlamentares de 5 partidos sendo, PT, PV, PCdoB, Psol e Rede. Lohanna se sentiu privilegiada com a indicação e disse estar pronta para trabalhar muito. “Compor a vice-liderança, sendo uma deputada jovem e de primeiro mandato é muito importante para mim e para toda Minas Gerais. Vamos trabalhar muito para reconstruir o Estado e trabalhar em pautas importantes para a população e que estavam esquecidas pelo governo Zema”, declarou.
Os deputados se organizam em partidos, bancadas ou blocos. O bloco é um grupo formado pela união de partidos ou federações, sob uma liderança comum. A 20ª Legislatura possui mais dois blocos: Minas em Frente e Avança Minas.
COMISSÕES
Lohanna foi eleita nesta quinta-feira (02/03) vice-presidente da Comissão de Cultura da Assembleia. A Comissão é presidida por Professor Cleiton (PV) e tem como membros Bosco (Cidadania), Macaé Evaristo (PT) e Mauro Tramonte (Republicanos).
Em sua primeira fala após a eleição, Lohanna destacou as dificuldades da cultura e defendeu que sejam retomadas políticas públicas capazes de modificar a situação e garantir o direito à cultura constitucionalmente previsto. “Temos de volta o Ministério da Cultura, com a ministra Margareth Menezes, com orçamento e com perspectiva de investimento”, pontuou.
Lohanna também encabeçou a frente parlamentar “Cultura Viva”, para defender e apoiar a Cultura em Minas Gerais.
A deputada também é membro da Comissão de Educação, onde lutará por pautas importantes e urgentes como a valorização dos professores e dos estudantes da UEMG.
As comissões opinam sobre projetos de leis; realizam audiências públicas sobre temas de interesse da sociedade; promovem visitas para conhecer a realidade do Estado e fiscalizam as ações do Governo de Minas.