Avançar para o conteúdo
Início » Notícias » 21/09 – Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências

21/09 – Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências

Além de empatia e respeito, precisamos da discussão de propostas e políticas públicas que visem integrar pessoas com deficiência na sociedade de forma igualitária.

Segundo o IBGE, no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. É importante ressaltar que deficiência não é doença e, portanto, não há cura, só existe cura para aquilo que é doença. Por isso os direitos dessas pessoas passaram a ser considerados com base no Código Internacional de Funcionalidades (CIF), e não pelo Código Internacional de Doenças (CID). No âmbito legislativo a pessoa com autismo também é considerada deficiente e possui todos os seus direitos.

Meu primeiro projeto aprovado nesta casa, lá em abril, foi a Carteirinha de Identificação dos Autistas – Lei Ordinária nº 8.805, de 08 de abril de 2021.

Art. 2º Além dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, estabelecidos no art. 3º da Lei Federal nº 12.764, de 2012, o portador do documento de identificação de que trata essa Lei será beneficiário de preferência no atendimento pessoal em instituições públicas do Município de Divinópolis para o trato de assuntos de seu interesse, inclusive quando representado por seu responsável legal. O cadastro começou a ser feito no dia 1º de Setembro, a carteirinha  é GRATUITA e válida por 5 anos, então se você conhece alguma mamãe ou papai de autista NÃO DEIXEM DE FAZER ESSE CADASTRO >> http://177.69.246.151/portal/servicos/saude/cidadaoautista/

Divinópolis precisa olhar para acessibilidade como um todo!

É muito triste que mesmo nas ruas e nos lugares públicos não tem acessibilidade, como por exemplo o CRER – Centro de Reabilitação Regional, onde fiz uma visita com o Elcio, que é meu amigo, e chegando lá encontramos:

  • Barras de fisioterapia enferrujadas;
  • Banheiro de acessibilidade sem porta;
  • Banheiro sem barras de acessibilidade;

Fizemos o ofício e encaminhamos ao Executivo e na mesma semana alguns dos problemas que encontramos na visita do CRER foram resolvidos. Mas ainda é muito pouco… Na mesma ocasião gravei o vídeo com o Élcio sobre o #DinheiroQueVale. Divinópolis vai receber 15 milhões do Acordo da Vale (inclusive já foi paga a 1 parcela) e uma das sugestões de como o Executivo pode usar esse dinheiro, é justamente para melhorias de acessibilidade na nossa cidade.

Notícia boa!

Fui convidada para ser embaixadora da APAE e estou muito feliz e orgulhosa.  

A APAE é uma associação presente em mais de 2 mil municípios, uma instituição que presta serviços de assistência à saúde e assistência social. A rede ainda promove a defesa de direitos das pessoas com deficiência além de oficinas !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *